Χαίρετε, μαθηταί!

 

Bom dia, boa tarde ou boa noite,


Continuando a sequência dos posts anteriores.


Έν ἀρχῇ ἦν ὁ λόγος, No princípio era o logos,

Έν=preposição que rege um dativo ou genitivo, nesse caso ele é um dativo, pois está seguido por ἀρχῇ que está no dativo.

ἦν= verbo imperfeito de εἰμί (eu sou/estou).

 ὁ= artigo definido, masculino, singular, nominativo, seguido por λόγος (nominativo, masculino, singular).

καὶ ὁ λόγος ἦν πρὸς τὸν θεόν, E o logos era para o Deus,

καὶ-preposição aditiva.

 ὁ λόγος =nominativo, singular, masculino.

πρὸς= preposição que rege acusativo.

τὸν-artigo definido, acusativo, masculino, singular, seguido de 

E por fim, καὶ θεὸς ἦν ὁ λόγος, e Deus era o logos,

καὶ=preposição aditiva.

θεὸς= está no nominativo, singular, masculino.

ἦν= verbo imperfeito de εἰμί (eu sou/estou).

ὁ λόγος =nominativo, singular, masculino.


Bolsista Daniela Thielmann


Comentários

  1. Aqui o texto ficou com um fundo claro que dificulta a leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão não sei o que houve, vou corrigir isso. Obrigada por me alertar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Χαίρετε, μαθηταί!