Χαίρετε, μαθηταί!

 Bom dia, boa tarde ou boa noite a todos,


Semana passada postei um trecho de João 1.1.

Hoje vou explicar os elementos presentes nele (em outro post) e apresentar um pouco sobre os verbos. 

Primeiramente, devemos saber como são formados e classificados os verbos, na citação abaixo apresento um trecho da introdução do livro "Flexão Verbal da Língua Grega Antiga Aspectos Morfológicos", paginas 8-9 que exemplifica e resume o estudo dos verbos :

Na língua grega existe o radical puro, quatro radicais verbais – radical do presente, radical do aoristo, radical do futuro, radical do perfeito -, que exprimem três aspectos verbais – aspecto inacabado (expresso pelo radical do presente e pelo radical do futuro), aspecto zero (expresso pelo radical do aoristo e pelo radical do futuro) e aspecto perfeito (expresso pelo radical do perfeito). O aspecto, em uma explicação sucinta, haja vista não ser o propósito do presente trabalho tratar da semântica da língua, diz respeito à ação denotada pelo verbo. No Aspecto Inacabado, o foco está na continuidade ou repetição da ação, no seu processo, não importando necessariamente o seu começo nem o seu fim, mas apenas o seu desenrolar. No Aspecto Perfeito, o interesse repousa no resultado da ação, proveniente de uma ação acabada, terminada, e não em seu desenrolar, podendo este aspecto denotar também apenas um estado. O aspecto zero diz respeito à pontualidade da ação, à ação pontual, não havendo noção nem de continuidade nem de resultado, apenas denotando o ato em si. Ele expressa a ação pura. E os quatro radicais elencados acima, presente, aoristo, futuro e perfeito, são construídos sobre um radical puro, que carrega o valor semântico do verbo, virtual, mas que morfologicamente é neutro, não portando marca alguma que possa lhe atribuir qualquer sentido aspectual, modal ou temporal. Ao radical puro acrescentam-se as marcas do presente para formar o radical do presente, as marcas do aoristo para formar o radical do aoristo, as marcas do futuro para formar o radical do futuro, e as marcas do perfeito, para formar o radical do perfeito. (AlBERTIM, 2018).

Vamos ver o exemplo dos verbos regulares no presente do indicativo:

Entrada Lexical: πείθω (A entrada lexical é a forma como o verbo é apresentado no dicionário, na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, Aspecto Inacabado)

Radical Puro: πειθ / ποιθ Raiz: πιθ Presente: πείθω – Radical: πείθAoristo: ἔπεισα - Radical: (ἐ) πεισ- (πειθσ-) / ἔπιθον - Radical: (ἐ) πιθFuturo: πείσω - Radical: πεισ- (πειθσ-) Perfeito: πέπεικα - Radical: πέπεικ- (πεπειθκ-) / πέποιθα – Radical: πεποιθ- (πεποιθκ-)

 Quanto aos Modos Verbais, existem quatro na língua grega, são eles o indicativo, o subjuntivo, o optativo e o imperativo, existindo ainda duas formas nominais, o particípio e o infinitivo. Cada um dos quatro radicais elencados, presente, aoristo, futuro e perfeito, é flexionado nos referidos modos e declinado nas referidas formas nominais, à exceção do futuro, que é flexionado apenas no indicativo e no optativo e declinado no particípio e infinitivo.

O mesmo ocorre em relação às Vozes Verbais da língua grega, cujo sentido diz respeito à posição do agente, do sujeito da ação em relação ao processo verbal. São elas a voz ativa, a voz média e a voz passiva. No presente e no perfeito, a voz média e a voz passiva são morfologicamente iguais, por isso a denominação forma médio-passiva. No futuro e no aoristo há uma forma para a voz ativa, outra para a voz média e outra para a voz passiva.

Fonte: ALBERTIM, Alcione Lucena de. Flexão verbal da língua grega antiga: aspectos morfológicos - I parte - Presente (Aspecto inacabado). João Pessoa: Ideia, 2018. Disponível em: http://letrasclassicas.com.br/wp-content/uploads/2018/03/ALBERTIM-2018-Lingua-Grega-Flexao-verbal-parte-1.pdf. Acesso em: 20/10/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Χαίρετε, μαθηταί!